Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fujio-Fujiko
(Hiroshi Fujimoto & Motoo Abiko)
(12/12/1933 - 23/9/1996 & 10/3/1934 - 1988, Japão)

Fujio-Fujiko é o pseudónimo de dois Artistas de Manga inseparáveis, Hiroshi Fujimoto e Motoo Abiko. Juntos, eles criaram várias BD juvenis muito populares. A sua colaboração começara com "Obake no Q Taro" em 1964, sobre o pequeno fantasma. O seu grande sucesso veio com o gato robot "Doraemon"" em 1970. A populariedade foi enorme no Oriente e logo deu origem a produtos subsequentes.

Em 1987 Hiroshi Fujimoto e Motoo Abiko separaram-se como equipa creativa, cada um prosseguio uma BD própria. Motoo Abiko morreu um ano depois, Hiroshi Fujimoto morreu em 1996.

Masakazu Katsura
(n. 10/12/1962, Japão)

O talento de Masakazu katusa foi descoberto num concurso para jovens talentos. Cedo, Katsura criou alguns contos e algumas series com super-herois ("Chokidoin Vander", Tsubasa"). Em 1989 ele começou a sua série "Video-Girl Ai", que teve um enorme sucesso desde a estreia. Porém, depois de 13 episódios, esta foi substituída por "Video-Girl Len". Após ter terminado o ciclo "Video-Girl" em 1993, Katsura começou várias outras séries bem sucessidas, como "Shadow-Girl", "D.N.A. 2" e "Shadow Lady".

Leji Matsumoto
(n. 25/1/1938, Japão)

Filho de um oficial da Força Aérea Imperial, tinha apenas 15 anos quando a a sua primeira história, "Mitsubachi no Bôten", foi publicada em Manga Shonen. Cedo, criou vários trabalhos, de ínicio muitissimo influênciado por Tezuka. Ele abordou vários géneros: Manga Juvenil ("Kuroi Hanabira", "S no Taiyo"), Ficção-Cientifica("Denko Ozma", Sexaroid" "Kosuku esper"), westerns e outros.

A sua celebriedade viria com "Otoko Oidon", a cerca de um estudante Nobotta Oyama, que fora rejeitado por todas as universidades. Matsumoto, gostava especialmente de histórias de Guerra, mas o seu maior sucesso veio da Ficção-Cientifica com "Uchu Senkan Yamato", série que foi criada em simultaneo para TV e BD. Outor trabalhor reconhecidos dele são: "Ginga Tetsudo 999", "Sennen Joô" e " Captain Harlock- Capitão Harlock".

Hayao Miyazaki
(n. 5/1/1941, Japão)

Hayao Miyazaki começoua a sua carreira em 1963 cmo animador no estudio Toei Doga, e e subsequentemente esteve envolvido em muitos dos primeiros clássicos da animação Japonesa. Desde o ínicio, ele já comandava a atenção de todos com a sua incrível habilidade para desenhar, e a quantidade interminavel de ideias para filmes que ele propunha. Em 1971, ele foi trabalhar para a A Pro com Isao Takahata, e depois para a Nippon Animation em 1973, onde ele estecve muito envolvido na serie "World Masterpiece Theatre". Ele realizou a sua primeira serie Televisiva, "Mirai Shonen Conan" em 1978. Por fim, mudou-se para a Tokyo Movie Shinsha para realizar o seu primeiro filme, " Lupin III: The Castle of Cagliostro" em 1979.

Em 1984, o seu filme "Nausicä of the Valey of wind" foi lançado, baseado numa manga com o mesmo titulo que começara dois anos antes. O sucesso do filme levou à criação de um novo estudio de animação, Estudio Ghibli, no qual Miyazaki dirigiu 5 longas-metragens e produziu outras três nos anos entre 1986 e 1997. Todos estes filmes filmes tiveram sucesso de bilheteira e da critica. Em particular, o filme realizado por Miyazaki "Princessa Mononoke" que recebeu o prémio da Academia Japonesa para melhor filme e foi o seu filme doméstico mais rentável de sempre. (cerca de 150 milhoes de euros).

Além da animação, Miyazaki também desenha manga. O seu maior de manga é Nausicaã", um conto épico sem para desde de 1982 até 1994 enquanto fazia os filmes animados. Outra manga, "Hikoutei Jidai", mais tarde passou a fime em 1992 com o titulo "Porco Rosso".

Gô Nagai
(n. 6/9/1945, Japão)

Gô Nagai é um dos mais importantes inovadores do género Manga. Ele introduziu erotismo nas BD juvenis ("Harenchi Gakuen" e desenvolveu o conceito de Robot gigantes capazes de se transformarem ("Mazinger", "goldorak"), uma ideia muito usada em várias depois. Ele industrializou a sua produção ao criar Produções Dinâmicas de Gô Nagai, empregando mais de 30 assistentes.

A sua série "Harenchi Gakuen" apareceu desde 1968 até 1972 na Shônen Jump. Esta serie, sobre uma escola, quabrou vários taboos, usando temas como voyeirismo e sexo. A serie acabou drasticamente: durante um massacre onde todos os personagens morriam. Após "Harenchi gakuen" Nagai começou a serie "Mazinger Z, mais tarde com o titulo novo de " Great Mazinger" e god Mazinger". Ao mesmo tempo, Nagai começou a serie "Devilman", sobre um heroi que luta contra demónios.

Katsuhiro Otomo
(n. 1954, Japão)

Katsuhiro Otomo é um dos mais conhecidos artistasde Manga no Japão. Otomo adora o cinema que têm uma grande influência no sues trabalhos. O seu primeiro trabalho profissional foi "Jyu-sei" ("A Gun Report"), uma adaptação do romance "Mateo Falcone" de Prosper Mérimée. Em 1979, Otomo teve a sua primeira publicação - uma serie chamada de "Fireball". Isto foi o ínicio do interesse de Otomo pela ficção cientifica. Em 1980, O trabalho "Domu" foi um sucesso de vendas e ganhou o Grande prémio do Japão de Ficção cientifica. Mas "Akira" é o seu melhor trabalho. A obra ganhou vários prémios e é considerada por muitos a melhor obra de ficção cientifica alguma vez criada.

 

Masamune Shirow
(n. 23/11/1961, Japão)

Masamune Shirow nasceu na cidade de Kobe, Japão, em 1961. Ele estudou na universidade de artes de Osaka, e foi nesta altura que ele teve a sua estreia na Manga com "Black Magic - Magia Negra", que foi publicada no fanzine Atlas. Após a graduação, Masune Shirow, que é um pseudónimo, torunou-se professor no liceu e criou "Appleseed", que ganhou-lhe o prémio Galaxy para melhor B.D. de ficção cientifica de 1986. A maioria dos trabalhos de Masamune foram adaptados para animação e jogos - especialmente "Dominion tank Police" e "Ghost in the Shell". Após cinco anos a ensinar Masamune ficou desiludido com o ensino e dedicou-se de completo à criação de Mangas. Ele trabalha sozinho e actualmente vive na cidade de Hyogo.

Rumiko Takahashi

Rumiko é uma das mais importantes artistas femeninas de Manga no Japão, conhecida como a princesa da Manga. Aos seus dezoito anos, Takahashi frenquentou o colégio feminino em Toquio, onde ela frequentou o curso de seis meses em técnicas de Manga. Em 1978, ela ganhou otitulo de melhor revelação. Ela decidiu tornar a Manga a sua profissão e teve a sua estreia com "Katte Na Yatsura". O seu trabalho seguinte foi a serie "Urusei Yatsura", publicada na revista de manga Shonen Sunday. Esta serie mutio bem sucedida continuou a ser produzida por nove anos.

Com "Maison Ikkoku", Takahashi explorou um novo tipo de manga, na qual o s personagens tinham de enfrentar problemas do dia a dia. No final desta ela começou "Ramma 1/2", a mais longa de todas as suas series. Outros titulos inclui "MermaidSsaga", ("Mermaid Foreste", "Mermaid Scar", e Mermaid Promise"), "Rumic World" e "One-ound Gospel".

Akira Toriyama
(n. 5/4/1955, Japão)

Akira Toriyama é conhecido como um dos inovadores da manga humoristica, com a sua serie "Dr. Slump". A serie era sobre uma pequenq menina robot chamada Arale, esta foir publicada de 1980 a 1985 na Shonen Jump. Porém, embora ela fosse um robot ela tinha de se deparar com todo o genero de problemas que têm meninas da sua idade. A serie foi também adaptada a serie de animação. Esta serie também tinha o Suppaman, uma parodia ao heroi americano. Equanto trabalhava nesta serie muito popular Toriyama criava o "Dragon Ball", isto em 1984, uma serie a parodiar lendas chinesas, contendo ingredientes como ficção cientifica e Kung-fu.

Fujio-Fujiko

Masaku Katsura

Leji Matsumoto
Hayao Miyazaki
Gô Nagai
Katsushiro Otomo
Masamune Shirow
Rumiko Takahashi
Akira Toriyama